ICONIC EVOCA VITALIDADE DA JOALHARIA NACIONAL NO CONVENTO DO BEATO

A joalharia nacional atravessa um momento de grande pujança que será evocado entre os dias 7 e 9 de Abril, no lisboeta Convento do Beato, num grande evento que junta moda e lifestyle. Centrado nos fabricantes, criadores e lojas, o ICONIC, que contará com mais de meia centena de expositores a mostrarem as suas criações, técnicas e tendências, vai também focar-se no cliente final, que cada vez mais vê na joalharia um acessório diferenciador para o look quotidiano.

A grande novidade deste evento assenta no conceito “Jewellery, Fashion and Lifestyle”, o que traduz a vontade de conjugar a joalharia e a moda num formato apelativo, tanto para profissionais como para o público em geral, e que pretende assumir-se como farol de tendências para um estilo de vida sofisticado e de bom gosto.

A organização desta primeira edição do ICONIC, a cargo da Exponor, escolheu, para mote do evento, o Girl Power, onde a mulher aparece a reforçar o seu papel de musa inspiradora para joalheiros e criadores em geral. Uma série de iniciativas vão assim corporizar este Girl Power, como as FAST TALKS, que abordarão temas atuais e fraturantes, procurando assim fomentar uma reflexão sobre a sociedade, moda, cultura e sobre o que é ser mulher. Entre as convidadas já confirmadas está Joana Barrios, autora do blogue ‘Trashédia’, também reconhecida como atriz, apresentadora e encenadora, e cuja conversa terá como ponto de partida a pergunta: “O que é uma Power Girl na atualidade?”. Faz também parte deste painel, Fátima Santos, secretária-geral da AORP, que irá partilhar a sua experiência enquanto mulher num setor tradicionalmente dominado por homens. A moderação destas FAST TALKS estará a cargo da jornalista Catarina Rito.

Demonstrações ao vivo da arte da filigrana, no ICONIC LIVE, é outra das iniciativas que irá permitir aos visitantes tomarem contacto direto com uma arte secular, cujas peças são muito apreciadas e valorizadas tanto por cá, como pelo estrangeiro. Outras manifestações artísticas terão também o seu espaço, nomeadamente o ICONIC ART, onde a street art Lara Luís será desafiada a pintar vários painéis, subordinados ao tema Girl Power.

O ICONIC SELECTION será o Espaço Tendências, onde os criadores irão apresentar as jóias que melhor projetam o seu conceito de vida ideal. E como joalharia e moda andam de mãos dadas, o PORTUGAL FASHION SHOW ROOM vai dar espaço e palco à criatividade de estilistas portugueses. Hugo Costa, Alexandra Moura, Katty Xiomara e David Catalan serão os criadores presentes. Durante os três dias, num espaço com uma acústica muito especial, a música também terá o seu lugar, com o ICONIC HOUR, onde Mary B será a dj convidada.

Assumidamente trendy, este evento pretende ir ao encontro das empresas que estão cientes do facto de que “quem não tiver a mente aberta para a mudança, terá mais dificuldades em acompanhar o mercado e aproveitar as novas oportunidades”, afirma Amélia Monteiro, directora do ICONIC e da Portojóia, que todos os anos acontece na Exponor. Esta responsável acrescenta que o ICONIC é um evento inovador também na forma de expor, já que “as empresas têm acesso a um projecto chave-na-mão, com a organização a assumir todo o layout e montagem do espaço”.

By Glam Magazine.